Inscreva-se no Canal Francisco Castro Política e Economia
Card, (Universidade da Califórnia), que ganhou metade do prêmio, foi reconhecido por suas contribuições para a economia do trabalho. Ele analisou os efeitos do salário mínimo, da imigração e da educação no mercado de trabalho.
Angrist (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e Imbens (Stanford), que juntos receberam a outra metade do título, ganharam o prêmio por suas contribuições para a análise das relações causais.
O trabalho que foi desenvolvido tem sido amplamente adotado por pesquisadores que trabalham com dados.
“Os economistas revolucionaram a pesquisa empírica nas ciências sociais e melhoraram significativamente a capacidade da comunidade de pesquisa de responder a perguntas de grande importância”, destaca a Real Academia de Ciências da Suécia.
Segundo o comitê, os economistas “demonstraram que muitas das grandes questões da sociedade podem ser respondidas”: “A solução deles é usar experimentos naturais — situações que surgem na vida real que se assemelham a experimentos aleatórios”. Essas são situações em que eventos fortuitos ou mudanças de política resultem em grupos de pessoas sendo tratados de forma diferente, em um caso que se assemelha aos ensaios clínicos em medicina.
Card fez uma análise sobre os efeitos do salário mínimo, da imigração e da educação no mercado de trabalho, usando experimentos naturais. O economista e o pesquisador Alan Krueger, falecido em 2019, fizeram um experimento para investigar como a alta do salário mínimo afeta o emprego.
Em coletiva de imprensa após a nomeação, Imbens afirmou ter ficado emocionado em compartilhar o prêmio com os seus pares. “Economia é uma disciplina interessante, porque é possível olhar para muitas perguntas sob ângulos diferentes. Em diferentes áreas, economistas conseguem desempenhar um papel relevante.”
No ano passado, os economistas da Universidade de Stanford Paul R. Milgrom e Robert B. Wilson receberam o prêmio por suas “melhorias nas teorias de leilões e invenção de novos formatos de leilões”.
O Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel concede um prêmio em dinheiro de 10 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 1,14 milhão), uma medalha projetada pelo escultor sueco Gunvor Svensson-Lundqvist e um diploma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário