domingo, 9 de agosto de 2020

Delegado é vítima de racismo, insultos e ameaças em Brasília por homem

Delegado Ricardo Viana. Foto: Reprodução/Revista Fórum
Um delegado da Polícia Civil do Distrito Federal foi vítima de racismo na noite dessa sexta-feira, 07 de agosto, quando estava em uma lanchonete com a filha no Lago Sul, região nobre da capital.
Ricardo Viana contou que foi até o balcão da lanchonete para perguntar se o pedido já estava pronto, quando foi surpreendido por um homem muito nervoso que se aproximou e o empurrou. Depois Pedro Henrique Martins Mendes, de 34 anos, xingou o delegado de macaco e disse que iria pegá-lo. Segundo o policial, não houve qualquer conversa ou discussão entre os dois antes daquilo. O homem simplesmente se aproximou e começou a insultá-lo.
Sem entender, Viana pegou a filha pela mão e tentou sair da lanchonete, mas o agressor o barrou, o empurrou novamente, continuou com os xingamentos e chegou a arremessar um chinelo. Os clientes tentaram intervir. Foi quando o delegado decidiu se identificar e deu voz de prisão ao agressor, que fugiu em seu carro.
(…)
A Polícia Militar foi chamada e conseguiu capturar Pedro Henrique em seguida. Dentro do carro dele havia drogas. O homem foi preso e levado à delegacia e agora vai responder por injúria, injúria racial, vias de fato, ameaça e porte de drogas.
“Estou muito consternado com toda essa situação e não poderia me calar nesse momento. Eu não estou falando aqui como delegado de polícia, profissão que eu galguei com muito esforço, mas eu relato a vocês que nós vivemos um racismo estrutural. Convivo com isso desde que sou menino. Ganhei apelidos por causa da minha cor. Todas as vezes que a gente vai galgando algum espaço dentro da nossa sociedade essa ferida é tocada e eu exijo respeito”, concluiu Ricardo Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário