![Resultado de imagem para andré lara resende](https://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/inline-images/img_DEST_macroeconomia_Andre-de-Lara-Resende_20190815.jpg)
A situação da economia brasileira já se encontrava em situação de letargia e desalentadora quando chegou o coronavírus deixando em condições ainda mais crítica. Mas a posição e políticas econômicas adotadas pelo atual governo tendem a não tirar o país desse incômodo sentimento de paralização.
Para o economista André Lara Rezende, um dos pais do Plano Real, o fiasco do Paulo Guedes e seus seguidores não é nenhuma novidade.
Em entrevista à Folha de São Paulo, Lara Rezende afirmou o seguinte:
"A atual política econômica baseia-se num liberalismo primitivo, o laissez-faire de Miltom Friedman, dos anos 1960/70".
"Sustenta-se que basta tirar o Estado da economia e equilibrar as contas públicas para que a confiança dos investidores privados seja recuperada, e a economia volte a crescer. Trata-se de um duplo equívoco.
Primeiro, porqueno mundo contemporâneo, masi que nunca, um Estado competente é condição para o crescimento. Tanto para garantir serviços públicos de qualidade, como para garantir o funcionamento da economia competititva, a ação do Estado é indispensável. Segundo, poque a tentativa de equilibrar as contas públicas, a curto prazo e a qualquer custo, asfixia o setor privado com impostos distorcidos, inviabiliza investimentos públicos e paralisa serviços básicos.Não recuperação possível nessas condições", disse o economista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário