domingo, 14 de agosto de 2022

Segundo o Sebrae, 90% dos empreendedores no Brasil não tem funcionário e metade ganha salário mínimo


Nove em cada dez donos de negócios no Brasil não têm funcionários. São empreendedores que trabalham por conta própria e desenvolvem todas as funções dentro da empresa. Além disso, quase metade (45%) dos donos de negócios no Brasil ganham até um salário mínimo como renda mensal. Os dados são do levantamento Atlas dos Pequenos Negócios, elaborado pelo Sebrae.

Inscreva-se no Canal Francisco Castro Política e Economia

O analista de gestão estratégica do IGBE Denis Nunes explica que os números da pesquisa consideram os empreendedores no geral, sem avaliar o tamanho do empreendimento. Segundo Nunes, o cenário de não ter empregados é a síntese do Microempreendedor Individual (MEI) brasileiro, mas isso não quer dizer que todos estejam formalizados dessa forma, com CNPJ aberto.

Inscreva-se no meu Canal no Rumble


No mês de fechamento do Atlas, dezembro de 2021, havia quase 30 milhões de pessoas à frente do próprio empreendimento no País, sendo que 86,3% atuavam de maneira autônoma. No mesmo período, o número de MEIs somavam 11,2 milhões. Para o Sebrae, os dados revelam o enorme espaço para o crescimento de microempreendedores individuais.

”Em um cenário de alto desemprego e crise sanitária, as pessoas procuraram se ocupar, para conseguirem ter renda. Com as restrições, alguns viram oportunidades”, afirmou Nunes. “O empreendedorismo acaba sendo a saída da crise para muitas pessoas”, contou.

Inscreva-se no Canal Francisco Castro Política e Economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário