sábado, 19 de março de 2022

Pesquisa do PoderData mostra que o Lula venceria o Bolsonaro em três das cinco regiões do Brasil


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) derrotaria o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno em três das cinco regiões brasileiras caso a eleição fosse hoje, diz pesquisa do PoderData. O petista ganharia no Sudeste, Nordeste e Norte, enquanto seu provável adversário levaria apenas no Centro-Oeste e no Sul.

Inscreva-se no Canal Francisco Castro Política e Economia

De acordo com os levantamentos mais recentes, haverá segundo turno entre os dois candidatos, já que nenhum dos outros atinge 10%. Os mais próximos são Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos), ambos com 7%.

No cenário geral do segundo turno, Lula seria eleito presidente com 50% dos votos, contra 36% de Bolsonaro. Na região Sudeste, Lula ganharia com 47%, contra 38% do adversário. No Norte, a diferença é maior: 55 contra 35%. E no Nordeste a vantagem se amplia ainda mais: 65 contra 26%. Bolsonaro, por sua vez, venceria na região Centro-oeste de forma apertada, apenas 47 a 42%. No Sul, o atual mandatário derrotaria Lula por 44 a 31%.

O ex-presidente Lula derrotava Bolsonaro em todas as cinco regiões do Brasil nas pesquisas do início de 2022. No levantamento do PoderData de janeiro, o petista somava 41% das intenções de voto na região Sul, contra 32% de Bolsonaro. Já no Centro-oeste Lula tinha 49%, contra 36% do atual chefe do Executivo.

A pesquisa PoderData ouviu 3 mil pessoas, entre os dias 13 e 15 de março de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e a chance da pesquisa retratar a realidade é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o código BR-00835/2022.

Inscreva-se no Canal Francisco Castro Política e Economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário