segunda-feira, 9 de maio de 2022

O Estadão afirma em editorial que empresários bolsonaristas atentam contra os interesses nacionais

                   Bolsonaro em encontro com empresários (Foto: Alan Santos/PR)
O jornal O Estado de S. Paulo afirma, em editorial, que as novas lideranças do empresariado nacional que apoiam a reeleição de Jair Bolsonaro “excluem de seus cálculos a mistura de estagnação econômica, autoritarismo político, indigência administrativa, instabilidade institucional e degradação moral que é o governo Bolsonaro”.

Inscreva-se no Canal Francisco Castro Política e Economia

 “É hora de se mobilizarem para expor tudo o que há de vergonhoso no voto de seus colegas seduzidos pelo canto desafinado da sereia bolsonarista. Se não for pelos interesses nacionais, que seja ao menos para preservar seus próprios interesses”, cobra o jornal paulista dos empresários que são contrários à perpetuação do bolsonarismo. .

Segundo o jornal, o apoio desta parcela do empresariado à reeleição de Bolsonaro possui razões “primárias e constrangedoras: uma mescla de egoísmo e credulidade”. “Entusiasmados com uma momentânea melhora nos indicadores econômicos, afagados por benefícios, créditos e isenções sacados a golpes da caneta presidencial, encantados pelos gráficos fabricados no Ministério da Economia e pelas gesticulações do seu “superministro”, esses empresários parecem comprar um pacote de inovações “estruturais” prometidas para o próximo mandato”, justifica o editorialista.

“Com tantos anos de experiência, essa parcela do empresariado parece que ainda não entendeu que os votos comprados pelo populismo hoje cobram juros escorchantes amanhã, seja pela fuga de capitais, escassez de investimentos públicos, deterioração do capital humano e degradação institucional, seja pelos demais ingredientes que alimentam a estagnação da economia, a incivilidade nas ruas ou a rapacidade das classes políticas”, ressalta o jornal. 

“Diversas vezes a elite empresarial e suas associações se manifestaram contra os desmandos de Bolsonaro na área ambiental, educacional, sanitária ou diplomática. É hora de se mobilizarem para expor tudo o que há de vergonhoso no voto de seus colegas seduzidos pelo canto desafinado da sereia bolsonarista. Se não for pelos interesses nacionais, que seja ao menos para preservar seus próprios interesses”, finaliza.

Inscreva-se no Canal Francisco Castro Política e Economia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário