Os nove governadores do Nordeste divulgaram carta nesta sexta-feira, 12 de junho, na qual repudiam fala do presidente Jair Bolsonaro que estimulou a população a entrar em hospitais e filmar as instalações para mostrar se leitos estão ocupados ou não. “Não é invadindo hospitais e perseguindo gestores que o Brasil vencerá a pandemia”, dizem os governadores na carta.
s governadores afirmam que, ao recomendar que a população vá aos hospitais, Bolsonaro atenta contra todos os protocolos médicos, desrespeitando profissionais e colocando a vida das pessoas em risco, principalmente aquelas que estão internadas nessas unidades de saúde.
“O presidente Bolsonaro segue, assim, o mesmo método inconsequente que o levou a incentivar
aglomerações por todo o país, contrariando as orientações científicas, bem como a estimular
agressões contra jornalistas e veículos de comunicação, violando a liberdade de imprensa garantida
na Constituição.”
No documento, os governadores da região afirmam também que, desde o início da pandemia, têm buscado atuação coordenada com o Governo Federal, porém queixam-se da ausência de resultados.
“O Governo Federal adotou o negacionismo como prática permanente, e tem insistido em não reconhecer a grave crise sanitária enfrentada pelo Brasil, mesmo diante dos trágicos números registrados, que colocam o país como o segundo do mundo, com mais de 800 mil casos”, prossegue o documento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário