Machado e Salles
O ministro do Turismo, Gilson Machado, publicou no Twitter uma montagem de uma capa falsa da revista norte-americana "Time" que mostra o presidente Jair Bolsonaro e, abaixo, a frase: "Prêmio Nobel de 2022". A capa falsa ainda tem frases para atribuir à viagem de Bolsonaro à Rússia a retirada de tropas russas da fronteira com a Ucrânia.
Inscreva-se no Canal Francisco Castro Política e Economia
"Bolsonaro, o homem que poderá definir o futuro do planeta", diz uma das frases na capa falsa. A frase foi escrita em português.
Abaixo, está escrito: "Com viagem à Rússia agendada, o Brasil tem papel fundamental na crise entre a Rússia e a Ucrânia".
Ministro do Turismo, Gilson Machado, postou uma montagem com uma capa falsa da revista 'Time', atribuindo a Bolsonaro um papel decisivo na crise da Rússia com a Ucrânia — Foto: Reprodução/Twitter
A revista Time afirma o seguinte: "We can confirm that this is a fake Time cover' (Tradução livre: "Nós confirmamos que essa é uma capa falsa da Time").
No arquivo de capas da Time, a imagem compartilhada pelo ministro nunca existiu. A capa da última edição da revista, com data desta segunda (14), é sobre a pandemia de Covid.
Bolsonaro desembarcou na manhã desta terça (horário de Brasília) em Moscou. Ele tem um encontro com o presidente russo Vladimir Putin na quarta.
O próprio governo brasileiro tem dito, diversas vezes nos últimos dias, que o tema da viagem não é a crise entre Rússia e Ucrânia. O governo informou que o assunto da viagem são as relações comerciais entre Brasil e Rússia.
Machado não foi o único aliado de Bolsonaro a divulgar montagens falsas sobre o pretenso papel de Bolsonaro na crise entre Rússia e Ucrânia.
O ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, investigado por ligação com esquema de exportação de madeira ilegal, postou em sua conta no Twitter a mesma capa falsa postada por Machado. E ainda escreveu: "Parabéns, presidente!"
O ex-ministro acrescentou: "Biden e o mundo ocidental agradecendo Bolsonaro por ter convencido Putin a desistir da invasão, talkey ?!?"
O ex-ministro Ricardo Salles, que ganhou notoriedade por promover um completo desmonte das políticas ambientais no país, usou suas redes sociais para promover a imagem de Bolsonaro em sua viagem à Rússia, disparando uma fake news tão grotesca que virou motivo de piada nas redes.
Salles compartilhou uma imagem falsa, dizendo que o canal CNN atribuiu a participação decisiva do mandatário para evitar uma Terceira Guerra Mundial entre a Rússia e a Ucrânia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário