Reportagem do jornal O Globo mostra como lideranças policiais bolsonaristas têm confrontado governadores que fazem oposição ao presidente e que impuseram medidas de combate à pandemia de Covid. O discurso encontra mais eco nas patentes mais baixas.
“A tentativa de incitar setores das polícias contra o Executivo estadual, pano de fundo dos protestos após a morte na Bahia do soldado Wesley Santos, no último domingo, também aparece em estados como Ceará, Paraíba, Pernambuco e Espírito Santo.”
Na semana passada, por exemplo, o deputado estadual Capitão Alden (PSL-BA) liderou uma manifestação na Bahia contra a morte do soldado e conclamou a polícia a “lutar contra governos que tentam impor medidas inconstitucionais”.
A reportagem mostra também o caso de outro deputado baiano, Soldado Prisco (PSC), que tentou associar os decretos de restrição do governador Rui Costa à morte do militar.
O discurso foi amplificado por apoiadores de Jair Bolsonaro. Na semana passada, a deputada bolsonarista Bia Kicis defendeu o motim da PM e o descumprimento das medidas contra a Covid decretadas pelo governador baiano. Criticada nas redes, ela apagou as postagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário