sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Bolsonaristas excluem vídeos com menção ao Daniel Silveira e ao STF

 

                                                 Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Ao menos 15 vídeos com menções diretas ao deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) foram deletados por canais bolsonaristas no YouTube, após o parlamentar ser preso em flagrante por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). É o que indica um levantamento feito pelo programador Guilherme Felitti, da empresa de análise de dados digitais Novelo Data.

As remoções ocorreram nos dias 17 e 19 de fevereiro. Do total de vídeos excluídos, nove citavam o Supremo ou seus ministros no título e descrição. Entre os canais bolsonaristas que deletaram as postagens estão Vista Pátria, Progresso News, Notícias Política BR e José Marcio Artigo 142.

Nos casos analisados, não houve aviso de violação das normas do Youtube, o que indica que foram os próprios youtubers que retiraram os vídeos do site. O conteúdo de algumas postagens segue disponível no Facebook. Em uma delas, de outubro do ano passado, Daniel Silveira faz ataques à vacina Coronavac, imunizante contra a Covid-19 desenvolvido pela chinesa Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, e critica a possibilidade de o STF tornar a vacinação obrigatória. Também foram deletados vídeos com declarações de outros parlamentares bolsonaristas, como o deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ) e o deputado estadual do Rio Filippe Poubel, contra decisões da Corte.

(…)


Nenhum comentário:

Postar um comentário