sábado, 17 de outubro de 2020

O Senado fica revoltado com o ministro Luís Roberto Barroso que determinou o afastamento do senador Chico Rodrigues (DEM-RR)


A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso que determinou o afastamento do senador Chico Rodrigues (DEM-RR), flagrado em uma operação da Polícia Federal com dinheiro escondido na cueca, impulsionou a coleta de assinaturas por parte dos senadores para uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limite os poderes da Corte. 

A PEC, de autoria do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), visa impedir que ministros da Corte interfiram em processos em andamento e em ações de outros Poderes por meio de decisões liminares e monocráticas. Uma proposta semelhante já foi apresentada e rejeitada pelo plenário em 2019

Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, a PEC já havia sido assinada por 21 parlamentares até a tarde desta sexta-feira (16). A expectativa é que as 27 assinaturas necessárias sejam coletadas até a próxima segunda-feira (19). "O Supremo está se transformando em tribunal do crime e interferindo em Poderes. Isso tem de acabar", disse Oriovisto.

Para o líder do PSL, Major Olímpio (SP), a decisão de Barroso pelo afastamento de Chico Rodrigues “Foi absolutamente intempestiva”. “Eu diria até inconstitucional, a decisão monocrática do ministro determinando o afastamento do senador Chico Rodrigues", destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário