quarta-feira, 21 de outubro de 2020

O Brasil é o único país com fronteira com a Bolívia que não cumprimentou o Luis Arce pela vitória


O economista Luis Arce venceu a eleição boliviana no primeiro turno, de acordo com duas projeções privadas (Ronaldo Schemidt/AFP)

Dos cinco países que fazem fronteira com a Bolívia, só o governo brasileiro ainda não cumprimentou o presidente eleito Luis Arce, do Movimento ao Socialismo (MAS), pelo vitória nas urnas, confirmada na última terça-feira, 20 de outubro.

Arce é ex-ministro de Economia e Finanças Públicas, pertence ao mesmo partido de Evo Morales e venceu com mais de 25 pontos percentuais de vantagem.

Os presidentes do Peru, Martín Vizcarra, do Chile, Sebastián Piñera, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez, todos de direita, reconheceram e parabenizaram Arce antes mesmo do resultado oficial. As bocas de urna, já na noite de domingo (18), indicavam que a eleição estava decidida em primeiro turno.

“Em nome do governo peruano, felicito a Luis Arce por sua eleição como presidente da Bolívia e desejo êxitos em sua gestão”, disse o peruano em sua conta no Twitter. Vizcarra também expressou vontade de manter as “relações históricas de irmandade e cooperação” para “o bem-estar de ambos os povos.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário