segunda-feira, 5 de outubro de 2020

A deputada federal Bia Kicis é processada por professor por racismo


De  no Congresso em Foco.

O professor Roberto Cardoso entrou com uma notícia-crime contra a deputada federal Bia Kicis por postagem no Twitter considerada racista. No post, realizado no dia 27 de setembro a deputada utilizou fotos em que os ex-ministros Sergio Moro e Luiz Mandetta aparecem pintados de preto, prática denominada de “blackface” é considerada racista.

Segundo a petição, o “blackface” foi muito utilizado no século XIX em que atores negros eram proibidos de atuar no teatro e no cinema, portanto atores brancos eram pintados para encenar personagens negros.

O post afirmava que os dois mudaram o visual para conseguir emprego por cota racial na rede Magazine Luiza, que divulgou processo de seleção de Trainee exclusivo para pessoas negras. Para a parlamentar, a empresa cometeu o chamado “racismo reverso” com a publicação do programa.

Na petição, o autor, representado pelo advogado Ricardo Bretanha Schmidt, afirmou se sentir diretamente “ofendido” pelas postagens. “Como negro, o ora noticiante também foi extremamente ofendido e humilhado pela postagem da ora noticiada”, afirmou.

A petição acusou Bia Kicis de ter praticado “discriminação e preconceito raça e cor”, crime tipificado pela Lei 7.716/1988, no artigo 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário