sábado, 8 de maio de 2021

Advogados do Distrito Federal zombam de contratação de afrodescedentes

 A iniciativa de um escritório de advocacia de Brasília em abrir seleção para contratar estagiários negros foi recebida com deboche por um grupo de bacharéis em direito. No WhatsApp, alguns deles trocaram mensagens zombando da ação.

O texto do escritório Telesca e Advogados Associados, com a chamada “Vaga de Estágio para Afrodescendente”, mal foi enviado e os comentários contrários à iniciativa começaram. 

Veja o anúncio:

ReproduçãoVaga de estágio para negros

Em dois grupos formados por integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a seleção foi duramente criticada. Alguns, inclusive, fizeram piadas, postaram frases de duplo sentido e enviaram emojis discriminatórios.

A divulgação gerou questionamentos sobre por que o escritório estava “excluindo as pessoas brancas da seleção”. Um dos integrantes do grupo chegou a citar que “grande parte da população” estava sendo impedida de participar do processo. “Acho lindo o racismo contra branco”, completou.

Uma advogada loira ironizou: “Então posso mandar meu CV. Já fui muito discriminada por Deus ter me feito linda”. Outro responde, então, com figurinha de integrantes do famoso “meme do caixão”, sugerindo que seriam os novos estagiários do escritório. Quem interage com ele durante o deboche é outro advogado da cidade.

“Além de muito se orgulhar de ter lutado de forma efetiva pela recente aprovação da obrigatoriedade de reserva de 30% de vagas nas eleições da Ordem para negros. A questão será encaminhada ao Tribunal de Ética para apurar eventual falta ética”, afirmou o presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Jr.

Inscreva-se no Canal Francisco Castro Política e Economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário