domingo, 26 de março de 2023

A jornalista da Globo Miriam Leitão afirma que o presidente Lula é um estadista e deve continuar assim


A jornalista Míriam Leitão, do jornal O Globo, chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “estadista” e disse que ele deve permanecer nesse lugar sem fazer acerto de contas com o passado, porque ele “venceu o passado. Na semana passada, após a Polícia Federal prender nove pessoas suspeitas de planejar um atentado contra autoridades, entre elas o senador Sergio Moro, o petista afirmou que acredita ser uma armação do ex-juiz.

Inscreva-se no Canal no YouTube Francisco Castro Política e Economia

Leia os principais trechos:

A semana em que terminou diagnosticado com pneumonia, e com viagem cancelada, não foi boa para Lula. E é bom que a cúpula do governo entenda que ajudam os que alertam para os erros e não os que dão tapinhas nas costas, como o presidente alertou.

Ao fim de três meses do governo Lula, o país já mudou. Só para citar um detalhe, na próxima sexta-feira, não acordaremos com os quartéis ofendendo os fatos e comemorando a ditadura militar. Diversas áreas mudaram para melhor, da política externa à proteção dos indígenas, da ação ambiental à política cultural. Um evento da semana passada poderia entrar na coleção das boas novas. Forças de segurança, federal e estaduais, frustraram um plano terrível do crime organizado de ataque e morte de agentes públicos. Uma das autoridades era o senador Sergio Moro, que um dia foi juiz, e naquela função condenou Lula. (…)

O presidente Lula é um estadista e tem que permanecer nesse lugar. O país precisa disso, depois de tudo o que viveu em quatro anos terríveis. As duas declarações de Lula sobre Moro foram insensatas. Numa delas, ele usou um dos muitos palavrões que Bolsonaro proferiu na reunião ministerial de 22 de abril de 2020. O país se fartou de ver um presidente falando assim. Esse modelo foi gasto pelo seu antecessor e não deveria ser usado por Lula.

Bolsonaro levava o debate para o bizarro, para desviar a atenção de assuntos relevantes. O presidente Lula tem o que mostrar em temas importantes. Naquele mesmo dia em que disse que a investigação era “armação de Moro”, Lula fez um belo evento no Theatro Municipal para retomar a política cultural. Bolsonaro vivia das frases polêmicas por falta de capacidade de governar, Lula só tem a perder com declarações que atrapalhem a visibilidade das ações de governo. Deveria evitar o modelo de capturar a atenção do país com falas imprudentes e agressivas. Elas animam auditório mas azedam o clima e o apequenam. (…)

Inscreva-se no Canal no YouTube Francisco Castro Política e Economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário