A decisão foi do Conselho do TRF-4, atendendo a uma representação do desembargador federal Marcelo Malucelli, que afirmou que o filho dele, João Eduardo Barreto Malucelli, recebeu uma ligação telefônica com “ameaças”.
João Eduardo Barreto Malucelli é sócio do ex-juiz Sergio Moro. O pai dele, Marcelo, se declarou suspeito para analisar casos que envolvem a Lava Jato em abril deste ano.
De acordo com o TRF-4, há indícios de que o Appio tenha feito o telefonema para o filho de Marcelo Malucelli com “ameaças”. O juiz terá 15 dias para apresentar defesa.
No cargo, ele expediu decisões como a prisão do delator da Lava Jato Alberto Youssef e ouviu Tacla Duran, que denunciou um suposto esquema de extorsão de Moro e Dallagnol.
Alguns destaques da entrevista de Kakay:
A situação é de extrema gravidade sob todos os aspectos. Appio estava tomando uma série de atitudes para fazer aquela vara andar dentro da lei e da ordem.
Ele disse que queria ouvir o Tacla Duran, por exemplo. Estava simplesmente pondo a legislação em vigor. O telefonema é estranho. A pessoa gravando daquela forma desde o início… Appio me disse que não é ele.
O principal, porém, é que o juiz não poderia ser afastado de sua jurisdição sem sequer ter dado a ele o direito de se manifestar.
O afastamento sumário do doutor Appio parece muito mais uma tentativa de obstar qualquer trabalho dele. Ele já não tinha nenhum assessor pra trabalhar. Estava sem estrutura.
É capaz de a Gabriela Hardt [ex-substituta de Sergio Moro, que pediu para ser transferida para Santa Catarina], voltar. É péssimo para o Judiciário.
Não foi feita nenhuma perícia na gravação. Falei com o advogado que deve assumir a defesa do juiz Appio. O TRF-4 teve todas as decisão da Lava Jato mudadas pelo STF.
Appio acaba de dizer que foi descoberto material na cela do Yousseff e saiu a perícia com indícios sérios de crimes ali. Talvez ele tenha falando demais e isso despertou a cólera dos lavajatistas empedernidos.
A Lava Jato está desnudada e desmoralizada. O TSE acaba de cassar o mandato de Dallagnol. Há uma impressão generalizada de que Moro também será cassado.
No momento em que a Lava Jato estava no corner, aparece essa decisão de afastar Appio.
É muita coisa em jogo. O TRF-4 também está sob holofote. Por que esse conselho se reúne dessa maneira para tomar essa decisão?
Ele estava fazendo um bom trabalho, e sério. O CNJ deve devolver a jurisdição a esse juiz. Não se pode pegar uma gravação estranha, afastar o juiz e reter o telefone funcional dele.
É um descrédito enorme para o judiciário.
Com o DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário