quarta-feira, 1 de julho de 2020

Sem ter o que mostrar o que o Bolsonaro fez para a transposição do Rio São Francisco, os bolsonaristas compartilham foto da obra de 2012

Do UOL:
Uma fotografia de membros do Exército brasileiro executando uma obra tem sido largamente compartilhada nas redes sociais desde o final de junho, juntamente com a alegação de que “tudo o que [o presidente Jair] Bolsonaro faz” a mídia tentaria esconder, em referência à recente inauguração de um dos trechos da transposição do rio São Francisco. A imagem, no entanto, data de 2012, quando o país era governado pela presidente Dilma Rousseff, do PT.
“É A MÍDIA NÃO DIVULGOU QUE FOI O EXERCÍTO QUE TRABALHOU NA OBRA DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO, TUDO QUE BOLSONARO FAZ ELES TENTAM ESCONDER , MAIS NÃO ADIANTA A INTERNET É O MAIOR MEIO DE COMUNICAÇÃO DO MUNDO! [sic]”, indica a legenda de uma publicação no Facebook, compartilhada mais de 15 mil vezes desde o último dia 28 de junho.
Além desta rede social (1, 2, 3, 4), a fotografia circulou com descrições semelhantes no Twitter (1, 2). Por meio de uma busca reversa*, a equipe de checagem da AFP no Brasil constatou que a foto em questão aparece na página do Exército brasileiro no Flickr com data de 12 de maio de 2014.
À AFP, por sua vez, o 1º Grupamento de Engenharia do Exército informou que ela se refere a uma obra de 2012 de drenagem externa do Canal de Aproximação à Estação de Bombeamento 01 do Eixo Leste do Projeto de Integração do rio São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário