Do G1 CE.
Uma mensagem que circula em redes sociais utiliza a imagem do G1 para apontar uma falsa pesquisa eleitoral que cita Capitão Wagner à frente de Sarto nas intenções de voto para a Prefeitura de Fortaleza. A informação é mentirosa e engana o eleitor porque o G1 não publicou essa notícia.
A mais recente pesquisa Ibope em Fortaleza publicada no G1 indica os seguintes percentuais para intenção de voto:
- Sarto (PDT): 53%
- Capitão Wagner (PROS): 35%
- Branco/Nulo: 9%
- Não sabe/ Não Respondeu: 4%
Considerando os votos válidos, a pesquisa aponta o seguinte cenário:
- Sarto (PDT): 60%
- Capitão Wagner (PROS): 40%
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
(…)
Em 2019, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou novas regras para tentar conter propagação das chamadas fake news na campanha eleitoral de 2020.
A regra estabelece que o partido ou o político tem obrigação de confirmar a veracidade das informações que utilizar, mesmo aquelas produzidas por terceiros.
Se usar dados falsos, terá que garantir ao citado direito de resposta e também poderá sofrer sanções penais. A resolução prevê prisão ou multa para quem divulgar informações falsas ou promover calúnia.
Uma lei estadual do Ceará estabelece multa para quem disseminar mentiras. O governador Camilo Santana sancionou em maio a lei contra as mensagens falsas e estabeleceu multa de até R$ 2 mil para quem divulgá-las.
(…)
Nenhum comentário:
Postar um comentário