terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

O coronavírus assombra o mundo, isola cidades e pode derrubar a economia mundial

O assombro, a destruição e a magnitude do no coronavírus tem afetado de modo severo os mercados mundiais, com significativas quedas, tando do ponto de vista financeiro (preços das moedas, de ações, etc.) quanto da economia real, com redução na previsão de crescimento de produto nas mais diferentes nações.

O primeiro país afetado, a China, continua sofrendo com grandes contingentes de pessoas totalmente isoladas, sem produzir e vivendo privadas do consumo de muitos bens e serviços. Certamente, o PIB da segunda maior economia do mundo, com cerca de 18% da economia mundial, já está sendo fortemente afetada o que, por si só, já leva à queda do crescimento de muitos outros países, incluindo o Brasil.

Agora, se tem notícias de que vários outros países em diferentes continentes também estão sofrendo com essa doença. Além de vários outros países da Ásia, chegou na Europa aonde já existem cidades muito importantes totalmente isoladas.

Não se sabe o que ocorrerá daqui para frente. Será que a doença irá se espalhar ainda mais, afetando muito mais pessoas? Será que os isolamentos serão suficientes para estancar a doença? Infelizmente, mesmo com toda a rigidez do governo chinês não foi possível conter a doença no território do país asiático, é de se supor que os outros países que mantém confinamentos também não conseguirão manter a doença restritas aos confinamentos.

O que esperamos é que todas as autoridades envolvidas em todos e quaisquer cidades ou países que tenham isolamentos consigam êxito em conter a doença e que os cientistas consigam o mais rapidamente possível desenvolver uma vacina que seja capaz de debelar e doença terrível que está assombrando o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário