segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Melhor alternativa de investimentos: Ações de bancos que pagam altos dividendos

Resultado de imagem para mercado de açõesEm momento de juros baixos (para os aplicadores), de taxas de crescimento da economia extremamente baixas e com poucas alternativas de aplicações com rendimento razoável, os investimentos em ações que pagam dividendos se tornou uma excelente opção. Notadamente as ações dos brancos brasileiros.

Em 2019, os grandes brancos do Brasil distribuíram R$ 52 bilhões aos seus acionistas na forma de dividendos. Embora a expectativa para 2020 seja de um pouco menor que do ano passado, ainda assim continua sendo uma opção muito interessante dado que somente esses dividendos representam muito mais do que quase todas as opções de investimentos disponíveis no mercado ainda sem conta com eventuais valorizações da própria ação.

Essa variável, dividendo, está sujeita aos lucros das empresas (no caso, dos bancos), de quanto desse lucro é distribuído para os acionistas (os chamados payout) e de eventuais alteração na legislação que vise a cobrar tributos sobre esse rendimento.

Como de costume desde muito tempo, os lucros dos brancos sempre são astronômicos, aqui o que pode variar é o percentual que é distribuído. Por exemplo, em 2019, o Itaú/Unibanco distribuiu 66,2% de seu lucro, o Santander, cerca de 70%, o Bradesco 74% e o Banco do Brasil deve ser entre 30% e 40%.

Quanto à legislação, existe um movimento de empresários que querem, entre muitas outas coisas, taxas os dividendo. Embora a aprovação dessa proposta seja muito remota, sempre existe o risco disso ocorrer. 

Mas, de qualquer forma, investir em ações que pagam dividendo de grande percentual dos lucros é sempre uma excelente alternativa de investimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário